Espaço de Saúde Integrativa

 

 

“Tudo aquilo que você resiste, persiste”.

 

Devido ao aumento significativo de problemas de ordem psíquica, social e comportamental, os sujeitos em estado de sofrimento precisam encontrar um espaço de promoção em saúde mental que seja acolhedor e que o compreenda em suas dimensões física, biológica, emocional, espiritual e social.

Cuidar da saúde, a partir das práticas integrativas, é compreende-la numa perspectiva em que “os seres humanos funcionam como unidades completas e integradas e não como um agregado de partes separadas ou fragmentadas”.

O espaço de Saúde Integrativa do CIEG, comprometido com a promoção da saúde mental dos sujeitos, acredita que todas as camadas sociais devam ter acesso a um atendimento qualificado possibilitando-os compreender os seus processos pessoais e grupais.

Compreender os sintomas, suas causas, sua finalidade e as significações que emergem do sofrimento psíquico, levará o sujeito ao autoconhecimento, ao bem estar. 

Se você estiver passando por alguma situação desagradável, a qual esteja gerando algum tipo de sofrimento ou desconforto, busque ajuda de um especialista, pois você não precisa carregar esse problema sozinho. Falar, ajuda muito. Compreender o que está acontecendo, transformará a maneira como você lida com as situações cotidianas.

 

Serviços:

Psicoterapia 

 

A psicoterapia, também conhecida como terapia, tem por finalidade possibilitar ao sujeito autoconhecimento. O psicoterapeuta objetiva amenizar o sofrimento emocional que se apresenta sob inúmeros disfarces - estresse, ansiedade, depressão, problemas de comportamento, conflito interpessoal, confusão e desespero. Uma parte do sofrimento psíquico é existencial, a outra parte é pessoal. 

Dentro do processo terapêutico, o sujeito, ao compreender como as matrizes de aprendizagem influenciam na forma como ele se vê, vê o outro e o mundo, o ajudará a manter-se atento, monitorando as crenças, principalmente as negativas, substituindo-as por crenças mais positivas.

A psicoterapia individual acontece de forma colaborativa, utilizando-se de várias técnicas onde o paciente e o psicoterapeuta, juntos, buscam estratégias especificas (de acordo a singularidade do paciente), para aprender a lidar com o sofrimento psíquico e com as situações adversas do cotidiano que geram desconforto. 


 

Terapia Comunitária integrativa  

 

A terapia grupal proporciona um espaço de escuta e troca de experiência entre os pacientes, com auxílio de um psicólogo, que a partir das vivencias do grupo vai possibilitando a integração do pensar, do sentir e do fazer na tomada de decisões e resolução de conflitos. 

 

Mindfulness: 

 

Mindfulness, conhecida popularmente como atenção plena, é uma técnica de meditação na intervenção para tratamento de diversos problemas de saúde, seja no aspecto psicológico, físico e psiquiátrico. Essa técnica milenar, de origem budista, surgiu há mais de 2000 anos. Nos últimos anos, a neurociência vem investigado seus efeitos no tratamento de diversos problemas de saúde como: dor crônica, ansiedade, depressão, estresse, insônia, entre outros. 

A prática de Mindfulness nos ajuda a estar presente, momento a momento, a focar nossa atenção naquilo que estamos fazendo, nos eventos externos e internos, a olhar as coisas como elas realmente são, sem julgamentos, sem críticas, sem interpretações, com distanciamento.

O exercício da atenção plena, agregado a outras práticas de intervenção, ajuda a melhorar a qualidade de vida, pois se percebe um aumento significativo no nível de concentração, diminuição das dores musculares, redução dos níveis de ansiedade, depressão e no sono.

 

Acompanhamento pedagógico

O acompanhamento pedagógico consiste em um conjunto de práticas com o objetivo de orientar, ensinar os estudantes, em sua individualidade, a maximizar suas potencialidades, possibilitando uma melhor organização em seu processo de aprendizagem, na concentração, foco e atenção, assim como despertar no estudante o desejo e motivação para aprender.   

Atendimento Psicopedagogo:

O atendimento psicopedagógico é voltado para o acompanhamento dos estudantes com dificuldades de aprendizagem. 

Massoterapia

Diante das demandas diárias, o nível de estresse aumenta bastante. Quando o sujeito vivencia constantes situações estressantes, ele libera cortisol e adrenalina que irão influenciar no estado emocional, físico e comportamental. Para lidar com essas situações é importante relaxar. Assim, a massoterapia se torna uma grande aliada para reduzir os níveis de cortisol, as tensões e dores musculares.  

A massoterapia é compreendida como um conjunto de técnicas de manipulação corporal, feitas manualmente por um profissional qualificado. Seus benefícios são perceptíveis na melhora na saúde, harmonia corporal e energética além de uma sensação de bem-estar. 

 

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional vai ajudar o paciente através de atividade lúdicas, artísticas, artesanais e tecnológica no decorrer do processo de reabilitação e reintegração social de pessoas da terceira idade, no acompanhamento de crianças com problemas de aprendizagem e psicomotoras, além de auxiliar no tratamento de pessoas com distúrbios psíquicos.

 

Nutrição

Nos últimos anos, a busca por alimentação saudável, dietas, reeducação alimentar, perda de peso, tem levado muitas pessoas a buscar ajuda de nutricionistas. Esse profissional desenvolve seu trabalho na área da prevenção, promoção e recuperação da saúde humana, planejando, executando e avaliando ações baseadas nos conhecimentos da ciência da nutrição e alimentação.  

A intervenção do profissional, alinhado com a forma como você se relaciona com os alimentos, contribuirá para a compreensão de como suas emoções influenciam em sua alimentação, oferecendo estratégias para ter mais qualidade de vida e sensação de bem estar. 

Público: Infanto juvenil, adultos e idoso

Atendimento online e presencial de segunda a sábado.

Agenda aberta 

Contatos: 

(71) 9 9902 – 3643

(71) 9 9224 – 7025

e-mail: cieg_epr@yahoo.com.br 

NOSSOS PROFISSIONAIS:

Meu nome é Iaura Lima, mãe de três filhos/a, casada, formada em Psicologia, pela UNIJORGE. Descobri minha paixão por essa área do saber quando ainda trabalhava como Agente Comunitário de Saúde, no interior do estado da Bahia, época em que foi implantado o CAPS (Centro de Apoio Psicossocial). O contato com pessoas que sofriam com algum tipo de transtorno mental, despertou em mim o desejo de cuidar da saúde mental das pessoas, não só na perspectiva do tratamento, mas também na área da prevenção.

Após a formação, e tendo em vista minha experiência de vida, busquei me capacitar nas áreas da saúde e social. Assim, fiz especialização em Saúde Mental, Dependência Química, Família e Comunidade, em Terapia Cognitiva Comportamental, Formação em Terapia Cognitiva Processual, Aprender a Aprender e Aprofundando (Fundamentação na Psicologia Social Pichoniana) e Capacitação em Mindfulness na área da Saúde e em TOC (transtorno Obsessivo Compulsivo).

A busca pela formação continuada acontece a partir das necessidades do sujeito e do contexto social que estamos inseridos.

Ao longo desse processo atuei como psicóloga, em OSCs, ONG, CAPS I,  CAPSi, CREAS e na clínica.

Hoje, procuro conciliar o meu tempo entre a educação dos meus filhos, estudos, como profissional, esposa e amiga.

Aprendi que é preciso cuidar de todas as áreas da vida para ser feliz: espiritual, física, acadêmica, relacional e emocional.  

Público: Adultos e adolescentes

Atendimento: individual e trabalho em grupo.

Modalidade: presencial e online

Neuza Lopes Moura, Psicóloga, CRP03/8525, Especialista em Psicologia Social Pichoniana pelo Centro Interdisciplinar de Estudos Grupais em parceria com a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Formação em Coordenação de Grupos Operativos pelo CIEG. Pós- Graduada em Saúde Mental, atua na área clínica com crianças, adolescentes, adultos e casal na abordagem da Clínica Pichoniana.

Contato: (71) 988469121.

Ana Claudia Freitas,  Psicoterapeuta com especialização em Psicologia Social e Coordenação de Grupos Operativos. Terapeuta Integrativa, praticante e estudiosa da Meditação, Psicoterapias Corporais e Saúde Integral. Atua há mais de 25 anos com Desenvolvimento Humano, promoção do Bem Estar e Saúde Psicossocial. 

Márcia Leite Prudente, CRP03/9949, Psicóloga com atuação na abordagem Clínica Junguiana, Especialista em Psicologia Educacional, Pós graduada em Neuropsicologia (em andamento), Formação em Coordenação de Grupos Operativos, Terapia Organizacional, Terapia de Casal, Psicologia Positiva, Terapia Online. Atuando individual e grupal, com crianças (a partir de 10 anos), adolescentes, adultos, idosos e casal. Presencial e online. Contato: 71.991349899 (whatsap).