top of page

15 DE OUTUBRO – DIA DO PROFESSOR – AOS EDUCADORES

LEMBRA O NOME DE SEU PRIMEIRO PROFESSOR?

Euzébia. Era o nome da primeira! Ela me pegou pela mão e me apresentou ao “mundo das letras e números”! O Método era Casinha Feliz – tão contestado, posteriormente, mas que me ensinou, a partir do lúdico, reconhecer as letras – “o e, era a bailarina; o r, o ratinho que perdeu a orelha…” Para aquela menina, que falava sozinha e inventava uma diversidade de formas de brincar, usando a imaginação e a capacidade de fantasiar; que criava um mundo paralelo e transitava entre seu mundo interno e sua realidade concreta, ora, foi mamão com mel conhecer Professora Euzébia! Ela era minhon, cabelos curtinhos, olhos grandes e vivos, de um entusiasmo que contagiou aquela menina tímida e amedrontada com o novo! – A Escola – as pessoas pequenas e enormes, desconhecidas! Com ela a segurar minha mão, dei os primeiros passos, hesitantes inicialmente, mas depois seguros com um novo modelo sendo interiorizado. Com ela, aprendi a amar os livros! Agradeço-lhe por ter estabelecido um vínculo tão positivo com os estudos e a leitura!

A segunda se chamava Alcione – baixinha, branquinha, olhos miúdos – mas com uma força interior, uma dinâmica forma de falar e agir – novo modelo a internalizar! Novos conhecimentos e aprendizagens! Tirava a menina do mundo dos sonhos, puxava-a para a realidade! “Leitura – escrita – olha a letra”! Muitas outras vieram, e marcaram a vida e o processo de aprendizagem da menina que bailava entre o imaginário e o real: Compondo o seu cenário interno. Professora Vera – de Português… Tânia, que me fez aproximar timidamente da Matemática…

A moça já havia definido que cursaria Pedagogia na #UFBA! Mas ao acessar a universidade, também tremeu, frente ao novo outra vez! Então conheceu Sebastião, professor de Estatística, que a acolheu e ensinou a lógica de estar na Universidade… Domingos, professor de Psicologia… Stela, professora de Sociologia da Educação I; Iraci – Sociologia da Educação II, Solange, Psicologia da Educação… E muitas outras e outros vieram… Fortalecendo sempre o bom vínculo com a leitura, o conhecimento e a aprendizagem!

Então, a mulher, já em franca vivência profissional e pessoal, porém cheia de inquietude, eis que encontra um panfleto na mesa de reunião, da FUNDESP, onde então trabalhava, como Pedagoga! #APRENDERAAPRENDER – esta expressão chamou a atenção! Aguçou a curiosidade! Liguei, fiz a inscrição no #CIEG – Centro Interdisciplinar de Estudos Grupais e me apaixonei pela Teoria da Psicologia Social pichoniana! APRENDER A APRENDER – uma nova forma de aprender, se permitindo, considerando a dialética entre os erros e acertos como trampolins para novos saltos qualitativos… A Equipe era formada por #GracielaChatelain – uma argentina/brasileira, cabelos curtinhos, pequenininha, mas cheia de força interior, transbordando conhecimentos e amorosidade! Juntamente com Maura Espinheira Avena – loira, cabelos longos, magrinha, também baixinha… Olhar decidido, mais reservada, porém amorosa – me acompanhou neste novo caminhar – APRENDER A APRENDER. A esta equipe que me acompanhou na formação em Coordenação de Grupos Operativos, incluiu-se #MarceloDenesenschi – argentino, brincalhão, leve, muito conhecedor da teoria e companheiro…

Estas pessoas marcaram e marcam; fundamentaram e fundamentam, ainda, meu processo de aprendizagem – Modelos internalizados que me vincularam dialeticamente com a arte de ensinar e aprender a estar na vida e exercer o papel de professora, tendo consciência de também ser modelo – Por isso, agradeço profundamente suas existências e celebro-as todos os dias.

Desde o que eu acredito, somos todos aprendizes e ensinantes, por isso agradeço a cada pessoa que passa por minha vida. Escrever este texto, me remeteu aos #professores queridos, e eu queria celebrá-los, mas também me fez lembrar de #alunosealunas, #amigos e #amigas, que muito me ensinaram e ensinam! Não citarei nomes – graças à Deus são muitos e muitas… Pois #EuSeiqueVocêsSabem! [07:28, 15/10/2019] Jane Carvalho: Feliz Dia Professorxs!

15 de outubro de 2019 Jane Carvalho Pedagoga, Arte-Educadora e Coordenadora de Grupo Operativo. Especialista em Psicologia Social de fundamentação Pichoniana.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

LIBERDADE DE CULTOS

No dia 7 de janeiro é celebrado o dia da Liberdade de Cultos. Essa data foi escolhida em homenagem à primeira Lei criada no Brasil...

PIEDRA DE SOL

Fragmento do Poema PIEDRA DE SOL —¿la vida, cuándo fue de veras nuestra?, ¿cuándo somos de veras lo que somos?, bien mirado no somos,...

MANUAL DE CONDUTA E RESISTÊNCIA

Escrevi para mim, mas deixarei aberto aqui um manual de conduta e resistência ao que chamo de “estratégia de controle do discurso e da...

Comments


bottom of page