O aleitamento humano é multiplamente benéfico para a criança e para quem a amamenta. Dentre os benefícios, destaca-se o fortalecimento do vínculo, a comprovada importância nutricional e proteção contra algumas doenças.
Conforme o Ministério da Saúde, o leite humano é o único que, isoladamente, pode reduzir em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis. A Organização Mundial de Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância afirmam que em torno de seis milhões de crianças têm suas vidas salvas a cada ano pela amamentação até os seis meses de vida.
O leite humano, este líquido precioso, tem o poder de saciar a fome e a sede da criança. Importa a forma como se dá este encontro de dar e receber o peito, a orientação do aconchego barriga com barriga, promove uma posição confortável para amamentar, onde os olhos se encontram de maneira sublime na entrega amorosa, provocando relaxamento e confiança. Este momento é marcante no corpo e na alma da criança, e também da mãe/de quem amamenta. Configura- se como uma das primeiras etapas da a
prendizagens humana.
O CIEG trabalha pela promoção de vínculos saudáveis, o Agosto dourado, vem como oportuno para fortalecer a importância da amamentação no processo de desenvolvimento biopsicossocial das crianças, potentes cidadãs, cujos direitos devem ser assegurados.
Autoria: Maria Rita Correia.
コメント