top of page

RECOMENDAÇÕES PARA MAIORES DE 60 ANOS EM TEMPOS DE COVID – 19

RECOMENDAÇÕES DO DR. CARLOS SPERANDIO- GERIATRA EM CURITIBA

Queridos meus pacientes do Grupo de Risco do contágio mais grave do Covid-19! Muito se tem falado do necessário isolamento social que vocês estão sendo submetidos.

Ele é necessário? Sim! Ele é compulsório? Não! Ele é recomendado? Sim! Preciso ficar todo o tempo trancado? Não!

Posso combinar de receber visitas de meus filhos e netos na minha casa? Sim! Desde que se tenha muita inteligência no respeito às boas práticas do isolamento respiratório. Ou seja, é necessário ter conhecimento pleno do risco e saber controlar o medo. Se você não consegue nem um nem outro, a mensagem acaba aqui, seja feliz com as reuniões de família via zoom!

Vamos destrinchar isso um pouquinho.

Todas as pessoas têm direito constitucional de ir e vir, a não ser que estejam condenados pela justiça. Como não houve condenação alguma, muito menos de morte pelo coronavírus, cabe a nós como médicos geriatras orientarmos o que isso significa para nossos pacientes mais velhos.

A doença só se transmite por contato respiratório de pessoa a pessoa, ou de secreção de pessoa contaminada com sistema respiratório de pessoa hígida. Ora, se sabemos que é dessa forma o contágio, cabe a todos na sociedade, sobretudo os grupos de risco e os que estão em contato com eles que usem de todos os artifícios possíveis para evitar a transmissibilidade.

Elucidando mais um pouco. Se eu tenho 75 anos e na minha rotina de aposentado tenho, como recomendação médica, que caminhar todos os dias para melhorar minha função cardiorrespiratória, minha doença arterial obstrutiva periférica e minha condição cognitiva, jamais em qualquer hipótese durante essa pandemia um geriatra mandaria eu suspender essa perfeita e super indicada terapia.

O que preciso é entender como eu faço para não me expor ao risco de entrar em contato com o vírus.

Isso pode ser extrapolado para centenas de outras situações análogas. Quer ir ao mercado? Escolha horário com menor movimento e se proteja com máscara e álcool 70 sempre que for usar sua mão para tocar o rosto.

Precisa ir a uma consulta? Evite aglomerações, use máscara e álcool 70 sempre que for usar sua mão para tocar o rosto. Não deixe nunca de ir ao seu médico!!!!!

Quer visitar seus netos? Agende horário, vá de carro e não de ônibus, use máscara, não dê beijos e abraços, não fique a menos de 1,5 metro deles, use álcool 70 sempre que for usar sua mão para tocar o rosto e seja feliz.

Estamos começando a pagar um preço social muito alto em termos de consequências emocionais para os idosos com o medo do contágio. Só tememos o que não conhecemos.

Vamos lá, deixa eu apresentar vocês. Meu caro leitor, esse aqui é o sars-cov-2 e ele só te incomoda se você o cumprimentar. Por isso, mantenha distância dele que ele não te afeta!

Precisamos ser inteligentes. Estamos apanhando de goleada de algo que só se propaga com nosso erro. Não erremos!

Mas não por isso você ganhou um free pass eterno. Vá, faça sua caminhada e volte. Vá, veja sua família e volte. Seja inteligente em evitar o contágio de vez em quando, mas não seja abusado de se achar o meninote invencível.

Dr Carlos Sperandio – Geriatra – Curitiba

9 de agosto de 2020 Dr. Carlos Sperandio

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

LIBERDADE DE CULTOS

No dia 7 de janeiro é celebrado o dia da Liberdade de Cultos. Essa data foi escolhida em homenagem à primeira Lei criada no Brasil referente a possibilidade de os cidadãos exercerem livremente a práti

PIEDRA DE SOL

Fragmento do Poema PIEDRA DE SOL —¿la vida, cuándo fue de veras nuestra?, ¿cuándo somos de veras lo que somos?, bien mirado no somos, nunca somos a solas sino vértigo y vacío, muecas en el espejo, h

15 DE OUTUBRO – DIA DO PROFESSOR – AOS EDUCADORES

LEMBRA O NOME DE SEU PRIMEIRO PROFESSOR? Euzébia. Era o nome da primeira! Ela me pegou pela mão e me apresentou ao “mundo das letras e números”! O Método era Casinha Feliz – tão contestado, posteriorm

bottom of page